Notice: Undefined index: logo_width in /home/empresadigital.net.br/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/module/Menu.php on line 778

Notice: Undefined index: logo_height in /home/empresadigital.net.br/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/module/Menu.php on line 779

Em diversos estados e na capital federal, os servidores públicos – em unidade com as demais entidades e movimentos sociais, populares e estudantis -, protestaram em frente às superintendências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), na porta de postos de serviço do INSS nos municípios, nas instituições de ensino superior (IES) e regiões centrais das capitais, nessa terça-feira (28), para marcar o “Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e em defesa dos Serviços Públicos”, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A data faz parte da Semana Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência (PEC 287/16), de 27 a 31 de março, e deliberada pelos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), realizada no dia 19 deste mês.

Em Brasília (DF), os servidores públicos federais (SPF) iniciaram as atividades com uma ‘recepção’ aos parlamentares no Aeroporto da capital federal, para pressionar deputados e senadores a se posicionarem contra as medidas que atacam direitos dos trabalhadores. Do aeroporto, seguiram em carreata, num cortejo fúnebre representando a morte da Aposentadoria e da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), até o prédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), na Esplanada dos Ministérios. Ali, realizaram um ato para cobrar resposta do Executivo à pauta de reivindicações dos SPF e exigir uma reunião de negociação. De tarde, em continuidade às atividades organizadas pelo Fonasefe, representantes das entidades se concentraram em frente à entrada do anexo 2 da Câmara dos Deputados para abordar os parlamentares e pressioná-los a votar contra as medidas que atacam os direitos dos trabalhadores.“

Os atos que ocorreram na terça (28), por iniciativa do Fonasefe, foram encampados por todos os setores das Federais, Estaduais e Municipais do Sindicato Nacional. O dia foi marcado por mobilizações dos servidores nas portas dos prédios do INSS em vários estados. Essa ação, essencialmente, tem uma grande importância para nos mobilizarmos para o dia 31 de março”, afirmou Eblin Farage, presidente do ANDES-SN.

Em João Pessoa (PB), os docentes em unidade com outras categorias do serviço público, que compõe o Fórum Paraibano em Defesa da Previdência, organizaram um ato público no Parque Sólon de Lucena, em frente a um Shopping da capital. Os manifestantes “enforcaram” simbolicamente bonecos que representavam os 11 dos 12 deputados federais, eleitos na Paraíba, e que estão a favor da contrarreforma da Previdência. Ainda na Paraíba, em Campina Grande, docentes, técnicos e estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) realizaram um protesto na Praça Clementino Procópio, região central da cidade. Além de integrar o Dia Nacional contra as reformas, o ato também denunciou a crise em que se encontra a universidade, com os cortes orçamentários, o congelamento de salários e gratificações dos servidores.

Já em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia (MG), o protesto ocorreu no período da tarde, na Praça Clarimundo Carneiro, em frente ao INSS. Um dia antes, docentes e técnicos da Universidade Federal de Uberlândia realizaram um escracho em frente ao escritório regional do deputado federal Tenente Lúcio, que se manifestou a favor da contrarreforma da Previdência. A ação teve como objetivo chamar a atenção de pedestres e motoristas que passavam em frente ao local. Em seguida, os manifestantes se dirigiram aos semáforos, nas proximidades, para panfletar. Em Juiz de Fora, os docentes se reuniram de tarde, no Parque Halfeld, no ato contra as reformas da Previdência e Trabalhista. Pela manhã, os docentes realizaram uma assembleia para definir as próximas atividades mobilização e paralisação da categoria, no dia 31 de março. Nesta quarta-feira (29), ocorrerá panfletagem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

Em Florianópolis (SC), os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) paralisaram as suas atividades no dia 28 e também integraram as atividades do “Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e em defesa dos Serviços Públicos”, como parte da Semana Nacional de Mobilização contra a PEC 287. A atividade ocorreu no Largo da Alfândega, região central, no final da tarde. Além da luta contra a reforma da Previdência, os trabalhadores também se manifestaram em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), dos direitos dos trabalhadores e contra a terceirização e a reforma Trabalhista.

Na cidade de Pelotas (RS), os docentes se reuniram no dia 28 em assembleia geral e definiram as próximas mobilizações da categoria pelotense, que integra a Semana de Lutas contra a Reforma da Previdência. Nesta quarta-feira (29), às 17h, os docentes participam da Assembleia Popular em Andrade Neves, no centro da cidade, e no dia 31, às 17h, participarão de um ato público no largo do Mercado Público. As atividades, em Pelotas, são organizadas pela Frente em Defesa do Serviço Público, das Conquistas Sociais e Trabalhistas, da qual a Adufpel-SSind. faz parte.

Em Aracaju (SE), os docentes realizaram uma assembleia na manhã do “Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e em defesa dos Serviços Públicos” e aprovaram por unanimidade a participação no dia 31 de março.

Já em Teresina (PI), na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), docentes e técnicos promoveram um debate sobre a reforma da Previdência no auditório do curso de Biologia. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, representantes sindicais e interessados sobre o assunto. Paralelamente a este evento, diversas entidades protestaram em frente à sede do INSS contra a reforma da Previdência.

Por fim, a presidente do Sindicato Nacional ressalta a necessidade da construção do dia 31 de março, como um grande dia de luta rumo à greve geral. “É preciso construir essa data de forma ainda mais ampla, junto com outras entidades e movimentos sociais e populares, e levar mais uma vez às ruas as nossas bandeira de luta contra as reformas da Previdência, Trabalhista e em defesa dos serviços públicos”, disse.

Com informações das seções sindicais do ANDES-SN